Skip to PREreview

PREreview of ESTUDO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL

Published
DOI
10.5281/zenodo.7596886
License
CC BY 4.0

A contribuição desta PREreview se presta a apresentar aos autores oportunidades de aprimoramento no conteúdo que podem ser ou não consideradas em futuras versões.

Terceiro parágrafo da página 4: Embora o objeto de estudo do artigo está circunscrito no “técnico de enfermagem”, no trecho “Para a realização dos cuidados através do PE, é necessária a ação conjunta de técnicos de enfermagem e enfermeiros [...]”, recomenda-se substituir “técnicos de enfermagem e enfermeiros” por “enfermeiros e demais profissionais de enfermagem”, porque a realização do cuidado através do PE não fica circunscrita só nessas duas categorias e, o assunto volta para o técnico de enfermagem na frase seguinte do artigo.

No tocante ao método, embora repositórios de pré-prints não exigem declaração dos padrões de transparência e qualidade estabelecidos pelas diretrizes para produção de pesquisa em saúde da Rede EQUATOR (Enhancing the Quality and Transparency of Health Research Network) <https://www.equator-network.org/>, convém, sem prejuízo do conteúdo já construído, sugerir aos autores que às sigam e declarem no método qual diretriz seguiram. Caso o pré-print seja considerado para publicação em alguma revista, esse padrão de qualidade já estará cumprido. No caso de pesquisas qualitativas, a diretriz a ser seguida é: COREQ <https://academic.oup.com/intqhc/article/19/6/349/1791966?login=false> Check List COREQ <http://cdn.elsevier.com/promis_misc/ISSM_COREQ_Checklist.pdf> ou  SRQR <https://journals.lww.com/academicmedicine/fulltext/2014/09000/Standards_for_Reporting_Qualitative_Research__A.21.aspx> Check List SRQR <https://journals.lww.com/academicmedicine/_layouts/15/oaks.journals/ImageView.aspx?k=academicmedicine:2014:09000:00021&i=T1-21&year=2014&issue=09000&article=00021>.

Sem prejuízo para o conteúdo já produzido, seguindo o paradigma das publicações científicas atuais, recomenda-se ao final das discussões, apresentar as limitações do estudo e as contribuições para a Enfermagem.

Nas considerações finais, sente-se falta de maior abordagem sobre o alcance do objetivo do artigo “analisar a possibilidade do estudo do Processo de Enfermagem trazer contribuições para a formação[...]”. Parece que apenas o primeiro parágrafo responde aos objetivos. O segundo parágrafo tangencia o objetivo e os demais abordam assunto de discussão contextual sobre o objeto de estudo. Sugere-se maior ênfase no núcleo de discussão do artigo, que é o PE.

Nas referências, a preferência sugerida para citações nas discussões é de artigos científicos nacionais e internacionais atualizados (melhores evidências para discutir o objeto de estudo). Recomenda-se evitar literatura cinzenta: documentos técnicos, livros (exceto o referencial teórico). Embora desencorajada nas publicações científicas, a literatura cinzenta pode aparecer quando se tratar de referencial teórico ou quando captada em resultado de buscas em pesquisa de revisão.

Competing interests

The author declares that they have no competing interests.